BIOGRAFIA

"...Voz de Ouro!"

-  The Tenors

 

"Uma grande voz, impregnado com autenticidade..."

- Norm Nelson, InsideToronto.com

 

"Sua voz profunda e interpretação transparece todos os sentimentos que o fado transporta..."

- Isabel Ricardo. CHIN Radio  

Fotografia por: Ricardo Quintas

Paulo Filipe nasceu em Toronto, e muito cedo apercebe-se da cultura e tradições portuguesas descobrindo a melancolia das tonalidades do Fado e do Folclore pelas quais se apaixona quando com oito anos de idade vai viver com seus pais em Portugal. A sua paixão pelo Fado acontece quando descobre que seria somente através de o cantar que poderia compreender melhor a si próprio e viver uma vida plena e mais sólida. 

Com doze anos regressa a Toronto e aí compreende que o seu coração e a sua vida pertencem ao Canadá. Começa então a viver com seus avós paternos passando muito do seu tempo de lazer a ouvir o Fado Tradicional através dos discos de Carlos Ramos, Amália Rodrigues, Fernando Farinha, Maria Teresa de Noronha entre muitos outros. Mas foi ao ouvir o seu avô Alfredo cantando, que ele prestou atenção à sua forma de cantar e interpretar o Fado e que o leva a aprofundar ainda mais o seu gosto pela Canção Tradicional Portuguesa. 

Sua carreira profissional começa na Comunidade Portuguesa em 2006 participando no projeto da Venus Creations denominado “Amor De Artista”.  A partir de então, tudo acontece positivamente e com muito sucesso. No mesmo ano participa no programa de televisão “Atlântida” da RTP emitido diretamente desde as Portas da Cidade de Ponta Delgada, Ilha de S. Miguel. A sua atuação, voz romântica e presença agradável são qualidades que imediatamente despertam a atenção da Média e o interesse das comunidades portuguesas espalhadas pela Diáspora. Logo edita o seu primeiro vídeo musical que lhe serve de plataforma para abrir as portas ao mundo artístico e promover a sua paixão pelo Fado. Surgem depois convites para atuar ao lado dos fadistas de grande gabarito; Ana Moura, Raquel Tavares, Jorge Fernando, Fábia Rebordão, Joana Amendoeira, Mafalda Arnauth, Lenita Gentil, Marco Rodrigues, Marco Oliveira entre muitos mais.

Em 2015 Paulo Filipe é reconhecido e nomeado duas vezes pela International Music Awards como “Melhor Intérprete do Fado” e “Melhor Vídeo Musical” denominado “Para Me Livrar Da Saudade”. O referido vídeo e outros mais de especialíssima qualidade estão disponíveis no Youtube.

Fado é a Canção Popular Urbana que se configurou na cidade de Lisboa considerada a alma de Portugal. Deriva da palavra latina ‘Fatum' que quer dizer destino. Contudo, embora difícil de compreender o sentimento que existe no fado, Paulo Filipe define-o como “uma expressão definitivamente portuguesa e um sentimento que reside na profundidade do âmago de cada português que gosta dele. É um sentimento que só se revela quando se o canta. É uma ponte que liga as almas e transcende todas as barreiras”. 

Depois de ter gravado dois albums, editado vários vídeos de acentuada qualidade, Paulo Filipe tem atuado em diferentes meios de comunicação nomeadamente programas televisivos e radiofónicos espalhados por Portugal , Estados Unidos e pela Diáspora Portuguesa. É devido à sua capacidade e habilidade para cantar, comunicar em diferentes idiomas e ao seu conhecimento da história do Fado que ele tem sido convidado para atuar em eventos de alta patente como foi o caso do Luminato, Toronto Internacional Film Festival, Small World Music, Carabram, Rogers Canadian Ethnic Media Awards, Proud to be Portuguese Canadian e Carassauga. Teve o privilégio de cantar para o Consulado Geral de Portugal em Toronto, Consulados da América Latina, e por fim para o Ex-Presidente do Governo Regional dos Açores Carlos César e sua Esposa.

 

O grande sucesso obtido em tão pouco tempo, a paixão e conhecimento pela sua arte e uma persistente dedicação para ir mais além prova que é embrenhado no Fado que Paulo Filipe melhor vive e respira. 

  • White Facebook Icon
  • White YouTube Icon
  • White Instagram Icon
  • White Twitter Icon

© 2016 - 2017  ALL RIGHTS RESERVED